segunda-feira, 19 de março de 2012

Dica de Filme: Invictus


Título Original/país/ano: Invictus/EUA/2009
Gênero: Drama
Classificação: Livre
Direção: Clint Eastwood
Sinopse: Dirigido por Clint Eastwood, o filme Invictus conta a história do presidente sul africano Nelson Mandela (Morgan Freeman - não teria alguém melhor) que usa o esporte ara unir a população, durante uma copa do mundo no país. Para conseguir essa façanha, chama para uma reunião François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.
Resenha: Nelson Mandela foi um dos maiores exemplos de lideraça pacífica que eu já vi. Mandela, eleito presidente após sair de uma prisão (indevida, na minha opinião), começa sua revolução para unir os dois povos, que estavam separados por conta de um preconceito totalmente idiota. Mandela vê no esporte a melhor maneira uní-los.
O filme mostra como Mandela tratava todos as pessoas, não como um número, ou com um ser invisível, mas como pessoa, independente de sua cor ou classe social. O que mais me impressionou no filme, foi o fato de ele saber o nome e algum fato da vida de todos com quem ele conversava.
A inspiração de Nelson, um poema, chamado Invictus do poeta britânico William Ernest Henley (1849-1903)
Invencível
Da noite que me cobre,
Negra como um poço de alto a baixo,
Agradeço quaisquer deuses que existam
Pela minha alma inconquistável.
Na garra cruel da circunstância
Eu não recuei e nem gritei
Sob os golpes do acaso
Minha cabeça está sangrenta, mas ereta.
Além, deste lugar de fúria e lágrimas
Só o eminente horror matizado
E, contudo a ameaça dos anos me encontra
E encontrar-me-á, sem temor.
Não importa a estreiteza do portão.
Quão cheio de castigos o caminho,
Sou o dono do meu destino,
Sou o capitão da minha alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário