quarta-feira, 28 de março de 2012

Dica de Filme: O Contador de Histórias


Título Original/País/Ano: O Contador de Histórias / Brasil / 2009.
Gênero: Drama.
Direção: Luiz Villaça.
Sinopse: Aos seis anos, Roberto Carlos Ramos é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes em Belo Horizonte. Dotado de imaginação fértil, chega aos 13 anos analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de irrecuperável. O encontro com uma pedagoga francesa mudará, para sempre, a vida de Roberto.

Resenha: Achei o filme muito bonito. Uma história realmente incrível. O filme, é baseado na história real de Roberto Carlos Ramos, conhecido hoje, como o maior contador de histórias do Brasil.
A mãe de Roberto, vê sua família tomada pela pobreza, e, para dar uma vida melhor a seu filho, o leva para uma entidade assistencial recém criada pelo governo. A mãe, acreditava que estava dando um futuro melhor para seu filho. Mas a realidade da entidade é bem diferente da prometida pela propaganda mostrada na TV.
Aos 13 anos, analfabeto, e com incontáveis fugas em seu currículo, Roberto é dado como "irrecuperável" pela diretora da instituição. Em uma de suas fugas, encontra-se com a pedagoga francesa Margherit Duvas, que está desenvolvendo uma pesquisa no Brasil. Roberto torna-se um desafio para ela, que após muito carinho, consegue ajudar o "irrecuperável".

O Contador de Histórias: Roberto é Pedagogo, Mestre em Educação pela Unicamp, Pós-Graduado em Literatura Infantil pela PUC - MG, membro da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada em Marselha (França). Em 2001 foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos.
Adotou 13 meninos dados como "irrecuperáveis". Todos deixaram as drogas, estão na escola e tem uma perspectivas profissional.

2 comentários:

  1. Ai, que lindo. Amo histórias reais, e de um contador melhor ainda, principalmente quando ele teve uma infância difícil. Isso nos ensina um pouco sobre perseverança.

    Amei a sua visita no meu blog, obg.

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A história do Roberto Carlos Ramos é linda!

    ResponderExcluir