segunda-feira, 19 de março de 2012

Dica de filme: A Onda


Título Original/país/ano: Die Welle/EUA/2008
Gênero: Drama
Direção: Dennis Gansel
Sinopse: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos autocracia. Devido ao desinteresses deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do facismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunoscomeçam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. quando o jogo fica série, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
Resenha: Para falar a verdade, achei o que filme fosse ser uma porcaria. Mas não foi. Um ótimo filme, que mostra como o "poder" sobe à cabeça e que fica difícil de controlar quando uma ideia (idiota) atinge uma massa tão grande. O professor Rainer Wegner, queria ensinar sobre a Anarquia, mas como ele entrega o projeto atrasado, sobrou a Aristocracia para ele. Alguns alunos matricularam-se nesse curso, por falta de opção e outros porque gostava do professor. Wegner, percebe o total desinteresse dos alunos pelo curso, então decide prender a atenção deles jogando uma questão: se a Alemanha poderia voltar a ser como era nos tempos de Hitler. Para provar essas questão, começam um projeto "A Onda".
Eu não entendia nada de facismo, nunca havia lido ou visto nada a respeito. Após ver o filme, entendi o que o Humberto Gessinger quis dizer com: "o fascismo é fascinante deixa gente ignorante fascinada". O filme mostra o poder da disciplina, e como esse poder e essa disciplina podem ser altamente perigosos.
Na minha visão profissional, o que aconteceu com o professor foi: em pouco tempo ele tinha o respeito e a atenção de todos os alunos, a aprovação da maioria dos pais e da direção da escola. A "força pela disciplina" subiu rapidamente à cabeça desse professor. O grupo que ele havia formado estava excluindo outros grupos que não aceitassem suas ideias e machucando as pessoas que eles amavam.
Acabei de ler a história real, fiquei chocada.

2 comentários:

  1. Acho que tenha a mesma opinião que você teve, que o filme é uma porcaria. Mas depois da resenha eu vou dar uma chance quando tiver a oportunidade.
    Bjs
    Pamela Chris

    Passa lá e comenta: www.pamelachris.blogspot.com
    E se se interessar, vai começar um book tour do livro "O Círculo de Pedra"

    ResponderExcluir
  2. Pamela...
    Meu noivo veio com esse filme da locadora e pensei "nossa, não sabe escolher filme, com um nome desse deve ser uma porcaria.." Achei que fosse dormir antes de o filme começar...
    A história acaba ficando envolvente, principalmente, porque queremos ver o que vai aocntecer no final.
    Bjos

    ResponderExcluir